Édipo Rei na peça de Sófocles foi atormentado pela profecia de Delfos, de que iria matar o pai e desposar a mãe, depois dos acontecidos Édipo se cega, perfurando os próprios olhos e exilando-se (Édipo tenta inutilmente fugir do seu destino).
A vida é às vezes como em uma peça, temos um destino a seguir, seja ele qual for.
Tudo estava combinado. A ansiedade toma conta de mim, imagens rápidas vem em minha cabeça de coisas que estar por vir, coisas que planejo para sentir prazer, sinto uma leve dor na barriga e meu coração parece está apressado. Nesse momento esqueço do mundo. Tocar você parece me deixar cego, eu sinto o seu gosto por um tempo que passa rápido e adormeço. Tudo volta ao normal e eu começo a planejar “coisas”.
Na maioria dos livros que li, os autores sempre apontam para o prazer de se escrever, valorizando aquele que escreve, no romance de Ítalo Calvino o leitor é valorizado. São descritos os momentos de prazer que a leitura nos fornece, as sensações, momentos, os bons lugares para se fazer uma boa leitura, é um romance que ta faz ler, apenas ler aquilo que está escrito, sem um começo ou fim, às vezes sem uma lógica, mais te pondo na história, ou historias ali existentes, sim tu és leitor o protagonista, estás a todo o momento na ação desse romance. Machado era bom em conversar com o leitor, Ítalo em botar o leitor em cena, trazendo assim experiências intimas até ali desconhecidas, fazendo a literatura ganhar vida!!!